O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho de Administração da Associação de Basketball para África, Clare Akamanzi, a quando da sua visita ao presidente João Lourenço nesta quinta feira.
Segundo Clare Akamanzi, este gesto é fruto do reconhecimento do facto de que Angola é uma das principais potências do basquetebol em África, prova disso é o título do Petro de Luanda na última edição da competição.
A liga africana de basquetebol já passou por países como Egipto, África do Sul, Senegal e Ruanda.
Agora é a vez de Angola, uma das maiores referência na formação de talentos para este desporto em África acolher a competição mais cobiçadas pelos clubes de Basquetebol em África.
Desde o anuncio da organização deste evento desportivo em Angola em 2026 que o presidente da república João Lourenço colocou o ministério da juventude e desportos a disposição da BAL para garantir a organização do evento em termos logisticos e no que toca a escolha de uma data para o arranque.
Clare Akamanzi revelou também que a NBA propôs ao Presidente João Lourenço, um programa para fortalecer as capacidades dos jogadores angolanos e colaborar na construção de infraestruturas para a prática do basquetebol em Angola.