Após ser eleito presidente dos EUA, Donald Trump revelou que colocará o bilionário Elon Musk como responsável do departamento de eficiência governamental.
Musk irá liderar a instituição em conjunto com Vivek Ramaswamy, que disputou as primárias republicanas para concorrer à presidência.
Vale realçar que, durante a campanha presidencial, Trump prometeu colocar Elon Musk em uma comissão governamental de eficiência se fosse eleito. Trump disse que o bilionário já havia aceitado o convite e trabalharia para eliminar “fraudes e pagamentos indevidos”.
Musk foi um dos principais doares da campanha eleitoral de Trump. Segundo a agência de notícias Associated Press, o bilionário desembolsou cerca de US$ 200 milhões para eleger o candidato republicano.
Empresas de Musk, como SpaceX e a Tesla, têm contratos bilionários com o governo americano. Críticos afirmam que dar a Musk acesso aos gastos federais pode criar um conflito de interesses.
O empresário já prometeu fazer US$ 2 trilhões em cortes, principalmente na burocracia federal, e admitiu que as medidas podem causar “dificuldades temporárias” para os americanos.
Musk também deve pressionar Trump por uma maior desregulamentação em áreas nas quais ele investiu pesadamente, como inteligência artificial e criptomoeda.