O governo canadense mandou fechar o escritório do TikTok no país por questões de segurança nacional.
Segundo o governo do país, a empresa viola alguns pontos da lei sobre investimento estrangeiro do Canadá, e por outro lado a decisão está também ligada aos riscos a segurança nacional ligados a empresa chinesa ByteDance que é proprietária da plataforma TikTok.
No seu pronunciamento, o governo esclareceu que a medida está somente ligada ao fechamento do escritório da empresa no país não afetando o uso da plataforma que poderá ser feito normalmente.
“ O Governo não está bloqueando o acesso dos cidadão ao aplicativo TikTok ou a sua capacidade de criação de conteúdo. A decisão de usar um aplicativo ou plataforma de midia social é uma escolha pessoal“ .
“ Embora o Canadá continue a acolher investimento direto estrangeiro, o governo agirá decisivamente quando os inbestimentos ameaçarem a nossan segurança nacional“ disse o ministro da inovação, indústria e ciência do canadá François-Philippe Champagne.
Em resposta o TikTok divulgou uma nota dizendo:
“ Fechar os escritórios canadenses do TikTok e destruir centenas de empregos locais bem pagos não é do interesse de ninguém, e a ordem de fechamento de hoje fará exatamente isso. Nós contestamos essa ordem no tribunal. A plataforma TikTok permanecerá disponível para que os criadores encontrem um público, explorem novos interesses e para que as empresas prosperem“ .
De lembrar que no mês de Maio Joe Biden aprovou um projeto de lei que pode resultar no banimento do TikTok nos EUA.
Segundo o documento, a empresa tem até janeiro de 2025 para encontrar um comprador que seja de confiança do governo americano para dar continuidade aos trabalhos do TikTok no país.
Caso a ByteDance, dona do TikTok não cumpra com esta ordem o Google e a Apple terão de remover o aplicativo das suas lojas, nomeadamente Play Store e App Store.