O Instituti de Meteorologia e Geofísica de Angola ( INAMET), prevê chuva acima do normal nos meses de Novembro, Dezembro e Janeiro.
Segundo avança o INAMET, as provincias que mais irão sofrer com as possíveis enchurradas são aquelas localizadas no litoral como Luanda, Kuando Kubango e Muxico.
As previsões indicam que no primeiro trimestre de 2025 as provincias do leste de Angola como o Cunene, que há muito tempo vem sendo assolada com uma seca severa, deverá também registar um volume de chva fora do normal, segundo o INAMET, o país de modo geral registar chuvas fortes e acima do normal.
Em Luanda a falta de sistemas de drenagem eficiêntes pode ser um fator de preocupação para a população, uma vez que a chuva em grande quantidade poderá significar perdas e grande distruição para boa parte da capital, embora o governo da provincia de Luanda (GPL) garanta que haverá limpeza e saneamento na cidade para previnir situações desgradáveis, isso não parece ser um fator que diminui a preocupação dos luandenses em relação as possíveis enchurradas que aí vem.