Uma investigação de branqueamento de capitais na Grecia, identificou o desvio de fundos na igreja católica da ilha grega de Poloponeso que resultou no bloquei de bens de 5 empresários da mesma ilha.
Segundo informações, há indicios de envolvimento de dois padres da alta elite da igreja Católica na Grécia, isso após ser constatado que foram desviados milhões de EUROS nas contas da igreja que eram geridas pelos sacerdotes.
Segundo as investigações, cerca de 3 milhões de EUROS terão saído da conta da igreja Católica na Grécia para financiamento de clubes noturnos na ilha de Poloponeso.
Este branqueamento de capitais, descoberto no âmbito de uma auditoria aleatória nas contas da igreja, parece ter começado há sete ou oito anos, tendo o último movimento suspeito ocorrido há poucos dias, com um montante de 50 mil euros. Na procura de provas dos estranhos movimentos das contas bancárias em causa, as autoridades chegaram à identidade dos dois padres e depois dos cinco empresários.
Por outro lado, a Igreja Católica na Grécia pronunciou-se dizendo que não tem informações sobre o caso.
“Na sequência dos relatos de hoje na imprensa sobre desvio de fundos e branqueamento de capitais, declaramos que não existe qualquer informação oficial sobre o assunto. Por conseguinte, esperamos uma atualização das autoridades competentes para tomar uma posição oficial”, lê-se na nota da igreja Católica na Grécia.