Pessoas próximas ao Real Madrid e a Vinicius Júnior, acreditam que o brasileiro pode ter perdido a bola de ouro devido ao seu tom de pele e a sua luta contra o racismo.
A informação foi avançada pelo renomado jornalista desportivo italiano Fabrizio Romano, que foi também o primeiro a dar a conhecer que o pessoal do Real Madrid não se faria presente na gala de premiação em París, por já saber de antemão que Vinícius não seria o vencedor do prémiu.
É sabido por todos que, Vinícius Júnior vem enfrentando uma onda de racismo em Espanha contra a qual, tem lutado de cabeça erguida.
Por outro lado a nomeação de Rodri também acendeu ainda mais e de forma mais vistosa, o fato que muitos já vinham apontando há algum tempo, que a FIFA e outros ôrgãos responsáveis por prémius individuais têm agido com parcialidade dando maior primazia a alguns em relação a outros.
Isto não pode ser por nós confirmado, mas fato é que com o ocorrido na gala da bola de ouro 2024, o prémiu e o seu organizador, a revista France Futbol perdem ainda mais credibilidade aos olhos do público e de muitos jogadores de futebol.